ISO 27001 – Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

Imagem com o texto: Sistemas de Gestão de Segurança da Informação. Consultoria ISO 27001.

Num mundo digital em constante evolução, a segurança da informação é uma preocupação fundamental para as organizações. Fugas de dados e violações de segurança dos mesmos podem ter consequências graves, nomeadamente: colocar em causa a privacidade dos utilizadores, perdas financeiras e danos na reputação. É por isso que um sistema de gestão de segurança da informação segundo a ISO/IEC 27001, norma internacionalmente reconhecida, desempenha um papel crucial na proteção da informação, identificando e mitigando riscos relacionados com a cibersegurança.

Consultoria ISO 27001: Norma de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação

A ISO 27001:2013 é uma norma desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) que estabelece um conjunto de requisitos e melhores práticas para a implementação de um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) que garanta a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Esta norma fornece orientações abrangentes para identificar, avaliar e tratar os riscos de segurança da informação, considerando todos os aspetos organizacionais relevantes, incluindo pessoas, processos e tecnologia, por forma a que se implementem os controlos adequados à proteção de ativos de informação críticos.

Para implementar e manter um sistema de gestão de segurança da informação

(1) Análise de riscos (2) Implementação de controlos (3) Monitorização e revisão (4) Melhoria contínua

(1) Identificar e avaliar riscos de segurança da informação que afetam a organização. Esta análise ajudará a determinar quais os controlos necessários para mitigar os riscos identificados.

(2) Desenvolver e implementar os controlos de segurança organizacionais, tecnológicos, físicos e de pessoas, para proteger os ativos de informação, segundo o Anexo A da norma ISO/IEC 27001.

(3) Estabelecer um processo de monitorização contínua, para garantir que os controlos estão efetivamente a funcionar, e realizar auditorias internas regulares para verificar a conformidade com a norma.

(4) Com base nos resultados das auditorias e na análise de desempenho, implementar ações corretivas e medidas de melhoria para fortalecer o SGSI.

Benefícios ao implementar a ISO 27001

PROTEÇÃO EFETIVA DE DADOS: ajuda as organizações a identificar e mitigar os riscos de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.

CONFORMIDADE LEGAL, REGULAMENTAR E NORMATIVA: amplamente reconhecida e aceite como referência para a conformidade com os requisitos legais, regulamentares e contratuais relacionados com a segurança da informação.

REFORÇO DA CONFIANÇA: a adoção da norma demonstra o compromisso das organizações para com a proteção da informação, reforçando a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

MELHORIA CONTÍNUA: as organizações são incentivadas a estabelecer, implementar, monitorizar e melhorar continuamente o seu SGSI, ao respeitarem o ciclo PDCA (que se traduz numa abordagem proativa para lidar com os riscos e ameaças em constante evolução).

Pretende implementar um sistema de gestão de segurança da informação e/ou obter a certificação ISO 27001?

Related Posts

Leave a Reply