ESG vs. ISO

A sustentabilidade e a responsabilidade social são tópicos cada vez mais importantes no mundo dos negócios, à medida que as empresas procuram garantir o equilíbrio entre a obtenção e o incremento do lucro e a proteção ambiental e o bem-estar social. Dois conceitos que estão relacionados com este ato de equilíbrio são as siglas ISO e ESG, que embora possuam semelhanças apresentam também diferenças significativas, algo que ficará claro nesta publicação.

ISO

A nomenclatura ISO refere-se à Organização Internacional de Normalização, uma organização internacional que estabelece normas técnicas para produtos e serviços em vários setores. A ISO foi fundada em 1947, sendo atualmente composta por representantes de 168 países. Existem normas ISO relacionadas com a sustentabilidade e responsabilidade social, como é o caso da ISO 14001 e da ISO 26000, que estabelecem diretrizes e padrões para práticas de gestão ambiental, e ética empresarial e responsabilidade social, respetivamente.

As normas ISO, como as referidas anteriormente, são voluntárias e desenvolvidas através de um processo consensual que envolve a contribuição de especialistas de todo o mundo, estas procuram ajudar as empresas e organizações a melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, a aumentar a eficiência e a reduzir custos e a melhorar a segurança e a proteção ambiental, sendo ainda reconhecidas internacionalmente e amplamente utilizadas em todo o mundo.

ESG

Por outro lado, a sigla ESG refere-se a três fatores que as empresas e os seus respetivos órgãos de gestão devem considerar na sua tomada de decisão: ambiental (E), social (S) e governança corporativa (G). Estes fatores são usados como indicadores da sustentabilidade e da responsabilidade social de uma empresa.

Ambiental

Os critérios ambientais analisam a contribuição e o desempenho de um negócio face aos desafios ambientais, tais como as emissões de gases de efeito estufa, a proteção da biodiversidade, os recursos hídricos ou o desmatamento. São utilizadas métricas para avaliar o impacto ambiental das empresas e os seus esforços para os minimizar.

Social

Os critérios sociais avaliam a relação das empresas com seu meio social — trabalhadores, comunidades locais e cidadãos em geral — considerando aspetos como emprego, saúde, segurança, diversidade. Refletindo, em grande medida, os valores corporativos da empresa e permitindo a estas desenvolver e fortalecer os laços estabelecidos com as comunidades.

Governança corporativa

Os critérios de governança corporativa estão relacionados com os mecanismos de governança das empresas, aos direitos dos acionistas e às responsabilidades dos órgãos executivos. São analisados os procedimentos de decisão das empresas, a sua estrutura organizacional, os mecanismos de controlo e os sistemas de compliance, entre outros.

Considerações Finais

Embora tenham ficado claras as diferenças entre estes dois conceitos, também existem semelhanças importantes, na medida em que ambos estão relacionados com práticas de gestão sustentável e responsabilidade social. Mais ainda, tanto a conformidade com as normas ISO quanto o bom desempenho ESG podem ser vistos como vantagens competitivas para uma empresa, uma vez que se traduzem num compromisso por parte da empresa para com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

No entanto, é importante referir que a conformidade com as normas ISO não garante automaticamente um bom desempenho ESG e vice-versa. As empresas podem seguir as normas ISO rigorosamente e ainda assim não se destacarem ao nível do seu desempenho ESG. Da mesma forma, uma empresa pode ter um bom desempenho ESG, mas não ser certificada pelas normas ISO.

Em suma, as empresas que procuram uma gestão sustentável e responsável devem considerar ambos os conceitos e determinar, possivelmente com recurso a consultoria especializada, a melhor abordagem para atender às suas necessidades específicas.

Para aproximar a sua empresa dos princípios ESG, implementar um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e/ou de gestão ambiental (SGA) e conquistar a certificação nas normas ISO 9001 e ISO 14001,

Related Posts

Leave a Reply