ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental

Consultoria ISO 14001: Norma de Sistemas de Gestão Ambiental

A ISO 14001:2015 é uma norma reconhecida internacionalmente para implementação de um sistema de gestão ambiental (SGA). A norma fornece uma estrutura, constituída por 7 requisitos, para que as organizações possam gerir e melhorar o seu desempenho ambiental, organizada da seguinte forma:

Abranger todos os aspetos do impacte ambiental de uma organização, incluindo produtos, serviços, atividades e operações, bem como a cadeia de fornecimento.

Desenvolver e comunicar uma política que descreva seu compromisso com a gestão ambiental e seus objetivos e metas de melhoria.

Identificar e avaliar o impacte ambiental, incluindo os impactes potenciais das atividades, produtos e serviços ao longo de seu ciclo de vida.

Estabelecer objetivos e metas ambientais que sejam mensuráveis e consistentes com sua política ambiental e requisitos legais.

Desenvolver e implementar um plano que trate os objetivos e metas ambientais, incluindo a alocação de recursos, papéis, responsabilidades, procedimentos e controlos.

Medir desempenho ambiental em relação aos objetivos e metas e relatar esse desempenho, para posteriormente rever e avaliar o sistema de gestão ambiental para garantir a sua adequação, suficiência, eficácia e melhoria contínuas.

Benefícios de implementar a ISO 14001

A ISO 14001 traz vários benefícios às organizações que a implementam. Estes benefícios incluem:

Melhor reputação e confiança das partes interessadas: a implementação da ISO 14001 pode melhorar a reputação de uma organização quanto à responsabilidade ambiental e aumentar a confiança das partes interessadas em suas operações.

Economia de custos: Ao identificar e controlar seus impactos ambientais, as organizações podem reduzir os custos associados ao gerenciamento de resíduos, consumo de energia e uso de recursos.

Vantagem competitiva: a certificação ISO 14001 pode dar às organizações uma vantagem competitiva, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade ambiental para clientes, investidores e outras partes interessadas.

Conformidade legal, estatutária e regulamentar: a conformidade com as regulamentações ambientais pode ajudar as organizações a evitar multas, penalidades legais e publicidade negativa.

Pretende implementar um sistema de gestão ambiental e/ou obter a certificação ISO 14001?

Related Posts

Leave a Reply