ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho

Imagem com texto: Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Consultoria ISO 45001.

A segurança e saúde no trabalho são preocupações fundamentais em qualquer organização. Reconhecendo a importância de promover um ambiente seguro e saudável para os colaboradores, a Organização Internacional de Normalização (ISO) desenvolveu a norma ISO 45001.

Consultoria ISO 45001: Norma de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho

A ISO 45001:2018 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional eficaz. Esta fornece diretrizes para que as organizações possam identificar, controlar e reduzir os riscos associados à saúde e segurança no local de trabalho, bem como melhorar continuamente o desempenho nesta área.

Processo de Implementação da ISO 45001

Avaliação inicial dos perigos e subsequentes riscos e oportunidades, das politicas e práticas internas, dos requisitos legais e regulamentares e desempenho no âmbito da segurança e saúde no trabalho..

Definição e alinhamento da politica e dos objetivos de segurança e saúde no trabalho com a estratégia da organização.

Desenvolver um plano de ação para conceção do sistema de gestão (SG) para atender aos requisitos da ISO 45001, como desenvolver procedimentos operacionais, identificar responsabilidades, formação de pessoas, entre outras.

Executar as atividades planeadas de acordo com o plano de ação delineado.

Realizar análises regulares avaliar o desempenho do sistema de gestão SST, incluindo o progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Utilize as informações para melhorar continuamente.

Realizar análises regulares avaliar o desempenho do sistema de gestão SST, incluindo o progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Utilize as informações para melhorar continuamente.

Após a implementação e a melhoria contínua do sistema, realizar auditorias externas por organismo de certificação acreditado para obtenção de certificado de conformidade.

Benefícios ao implementar a ISO 45001

A implementação da ISO 45001 traz uma série de benefícios para as organizações:

  • demonstra um compromisso sólido com a segurança e saúde dos colaboradores, o que fortalece a reputação da empresa e aumenta a confiança dos clientes, fornecedores e stakeholders.

  • ajuda as organizações a identificar e controlar os riscos de segurança e saúde no trabalho, o que leva à redução de acidentes e doenças relacionadas.

  • redução de absentismo, menor rotatividade de funcionários e aumento da produtividade.

  • incentiva a comunicação aberta e o envolvimento dos trabalhadores na identificação de perigos e na tomada de decisões relacionadas com a segurança e saúde ocupacional.

Pretende implementar um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho e/ou obter a certificação ISO 45001?

Related Posts

Leave a Reply