Consultoria ISO 22000: Norma de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar
A ISO 22000:2018 é uma norma reconhecida internacionalmente para sistemas de gestão da segurança alimentar, esta apresenta uma estrutura para as organizações gerirem os perigos e riscos da segurança alimentar, nomeadamente garantir a conformidade com os regulamentos de segurança alimentar aplicáveis e aumentar a confiança do cliente nos produtos e serviços.
É um padrão globalmente reconhecido para sistemas de gestão de segurança alimentar que pode ser aplicado a todas as organizações envolvidas na cadeia alimentar, do campo ao prato, abrangendo todos os aspetos da segurança alimentar, incluindo a identificação e controlo dos perigos, o estabelecimento de objetivos e metas de segurança alimentar e a monitorização e medição do desempenho do sistema de gestão da segurança alimentar.
Para implementar e manter um sistema de gestão da segurança alimentar, a organização deve:
Análise de Perigos
Pré-requisitos
Plano HACCP
Programa Operacional
Medir e Rever
Benefícios de implementar a ISO 22000
A ISO 22000 tem muitos benefícios para as organizações que a implementam. Estes benefícios incluem:
MELHOR DESEMPENHO DA SEGURANÇA ALIMENTAR, suportado numa abordagem estruturada para gerir perigos e riscos à segurança alimentar, que tende a reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos.
CONFORMIDADE, pela identificação e cumprimento dos regulamentos relevantes de segurança alimentar e outros requisitos, evitando ações legais e danos à reputação.
CONFIANÇA DO CLIENTE, pela demonstração de um compromisso com a gestão da segurança alimentar que aumenta a confiança do cliente nos produtos e serviços da organização.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL, com a implementação de melhores medidas de controlo e gestão de riscos verificando-se uma maior eficiência operacional e economia de custos para a organização.
VANTAGEM COMPETITIVA, principalmente em indústrias onde a segurança alimentar é uma consideração importante para clientes e outras partes interessadas.
Pretende implementar um sistema de gestão da segurança alimentar e/ou obter a certificação ISO 22000?