NP 4552 – Sistemas de Gestão da Conciliação Profissional, Familiar e Pessoal

Consultoria NP 4552: Norma de Sistemas de Gestão da Conciliação Profissional, Familiar e Pessoal

A NP 4552:2022 é a norma portuguesa de referência para a implementação de um sistema de gestão da conciliação profissional, familiar e pessoal. A norma fornece orientações e recomendações para as organizações implementarem políticas e práticas que possibilitem um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar e pessoal.

O referencial foi desenvolvido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e assenta num conjunto de princípios, valores e boas práticas que privilegiam o bem-estar dos colaboradores, das colaboradoras e das suas famílias. Destina-se a ser utilizado por qualquer tipo de organização, independentemente da sua dimensão ou setor.

Etapas de implementação

Identificar as PIs relevantes: O primeiro passo na implementação do referencial é identificar as principais partes interessadas da organização que estarão envolvidas no processo.

Avaliar as práticas existentes: Antes da implementação, devem-se identificar e avaliar as políticas e práticas atuais de equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal de modo a identificar conformidade com a norma e pontos de melhoria.

Desenvolver a política da conciliação: Redigir uma política que descreva o compromisso da organização em promover a conciliação profissional, familiar e pessoal e os seus objetivos.

Comunicar as políticas e práticas: Comunicar aos colaboradores e às colaboradoras as políticas e práticas para que estejam cientes dos recursos e suporte disponíveis.

Monitorizar e melhorar: Acompanhar e avaliar resultados e o seu impacto para identificar necessidades de melhoria e alterações ao sistema de gestão da conciliação.

Benefícios de implementar a NP 4552

MELHOR EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL: alcançar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ao fornecer políticas e práticas que apoiem acordos de trabalho flexíveis e políticas de licença, as pessoas podem equilibrar mais facilmente o trabalho e responsabilidades pessoais.

MAIOR SATISFAÇÃO E BEM-ESTAR: quando as pessoas têm um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, é muito provável que fiquem mais satisfeitas no trabalho e tenham maior bem-estar, o que pode resultar em aumentos de produtividade, na redução da abstenção e da rotatividade, bem como numa cultura de trabalho mais positiva.

RESPONSABILIDADE SOCIAL: melhoria da reputação da organização enquanto entidade socialmente responsável. Ao promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, as organizações demonstram o seu compromisso para com o bem-estar dos colaboradores, das colaboradoras e das suas famílias.

CONFORMIDADE: a conformidade com a legislação nacional e comunitária pode ajudar as organizações a evitar multas, penalidades legais e publicidade negativa.

Pretende implementar um sistema de gestão da conciliação profissional, familiar e pessoal e/ou obter a certificação NP 4552?

Related Posts

Leave a Reply