Consultoria na Implementação de Sistemas de Gestão e na Certificação

Implementação de Sistemas de Gestão

A implementação de sistemas de gestão pode ser uma tarefa complexa e desafiadora mas que, quando bem-sucedida, traz benefícios significativos para as empresas. Para garantir que a implementação e a obtenção da respetiva certificação é concretizada com sucesso várias empresas optam por contratar serviços de consultoria especializada.

A consultoria desempenha um papel fundamental na implementação de sistemas de gestão, na medida em que auxilia as empresas no entendimento das normas e dos requisitos necessários à obtenção da certificação. Além disso, pode ajudar as empresas a identificar as áreas em que é necessária a implementação de melhorarias, apoiando-as no desenvolvimento de um plano de ação de resposta aos requisitos da norma em causa.

Mais ainda, a consultoria pode ser particularmente útil para empresas que não têm experiência na implementação de sistemas de gestão ou para aquelas que não possuem internamente os recursos para gerir o processo de certificação. Assim, a consultoria em sistemas de gestão pode ajudar as empresas a economizar tempo e recursos, garantindo que a implementação do sistema e a obtenção da certificação são feitas de forma eficaz e eficiente.

Sistemas de Gestão e Certificações

Os sistemas de gestão podem enquadrar-se em várias áreas, incluindo: na gestão da qualidade (ISO 9001), na gestão ambiental (ISO 14001), na gestão da segurança alimentar (ISO 22000), na gestão da segurança da informação (ISO 27001), na gestão de recursos humanos (NP 4552) e na formação profissional (DGERT).

A obtenção da certificação, associada ao respetivo sistema, traduz-se num processo que envolve auditorias internas (desenvolvidas, na maioria dos casos, pela equipa de consultoria de sistemas de gestão da GC Consultores) e externas (a cargo da entidade certificadora identificada e selecionada pela GC Consultores e/ou pela Empresa Cliente a certificar).

Algumas das entidades certificadores com quem já estabelecemos parceria são: eiC, bureau veritas e TUV.

Consultoria

A GC Consultores apoia as empresas a escolher a(s) norma(s) adequada(s) à sua atividade e necessidades, garantindo que a sua implementação é relevante e útil para os seus negócios, procurando ajudar as empresas na obtenção da certificação de forma rápida e eficaz, de modo a que os benefícios da implementação sejam alcançados o mais rapidamente possível.

Neste âmbito, prestamos um serviço de consultoria de preparação para auditoria (externa), fornecendo orientações e apoiando a produção de documentação, realizando auditorias internas e gerindo todo o processo de auditoria externa, com vista à obtenção da certificação.

Pretende implementar um sistema de gestão e/ou obter a certificação em alguma das seguintes normas (ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, ISO 27001, NP 4552, DGERT)?

Related Posts

Leave a Reply