Implementação de Sistemas de Gestão – Consultoria na Certificação
A concorrência empresarial e a crescente exigência por parte de clientes e demais stakeholders leva a que as organizações tornem prioritária a entrega de produtos e/ou serviços de qualidade superior e que vão de encontro às suas expectativas.
Deste modo, com o intuito de fomentar um desenvolvimento organizacional sustentável, a médio/longo prazo, é necessário desde logo aumentar a eficiência e eficácia de processos, devendo estes ser geridos através de uma abordagem sistematizada, tendo em conta os diversos fatores internos e externos que podem impactar a sua normal execução.
Os sistemas de gestão são assim ferramentas de apoio à definição de metodologias de gestão das atividades da empresa que pretendem garantir:
- Maior qualidade dos produtos e serviços prestados (ISO 9001:2015);
- Um melhor desempenho ambiental (ISO 14001:2015);
- O cumprimento dos padrões de qualidade e segurança alimentar de produtos e serviços (ISO 22000:2018);
- A disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação (ISO/IEC 27001:2013);
- A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552:2022);
- O atendimento das obrigações de caráter legal, regulamentar e normativo;
- A satisfação contínua dos seus stakeholders;
- Um desenvolvimento e crescimento sustentável ao longo do tempo.
Estes sistemas são implementados de acordo com um conjunto de requisitos definidos em referenciais normativos internacionais ou nacionais e seguem a metodologia PDCA.
![Metodologia PDCA](https://simpletestfactory.pt/wp-content/uploads/2022/06/image-7.png)
Os referenciais NP EN ISO identificam as normas portuguesas que resultaram da adoção de uma norma europeia, que por sua vez adveio da adoção de uma norma internacional.
NP – identifica normas exclusivamente nacionais.
ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Standardização).
Certificações
Qualidade (NP EN ISO 9001:2015)
É a referência internacional para a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Trata-se de uma decisão estratégica que procura promover a capacidade da organização em satisfazer os requisitos e expectativas dos clientes, procurando a melhoria do desempenho organizacional como um todo.
7 Princípios de gestão da qualidade:
- Foco no cliente
- Liderança
- Comprometimento das pessoas
- Abordagem por processos
- Melhoria
- Tomada de decisões baseada em evidências
- Gestão de relacionamentos
Ambiente (NP EN ISO 14001:2015)
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma demonstração efetiva do compromisso voluntário de uma organização para com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental. Traduz-se numa ferramenta, de caráter estratégico, que permite conquistar uma confiança acrescida nos clientes, colaboradores e restantes stakeholders.
Objetivos de um SGA:
- A proteção do ambiente através da mitigação de impactes ambientais;
- A mitigação dos efeitos adversos das condições ambientais sobre a organização;
- Controlo e influência na concepção, distribuição, consumo e destino final de produtos e serviços (considerando o seu ciclo de vida).
Segurança Alimentar (NP EN ISO 22000:2018)
A concretização de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) é dirigida a qualquer tipo de organização da cadeia alimentar. O foco do mesmo é a segurança alimentar em todas as fases da cadeia de fornecimento.
Princípios de gestão da segurança alimentar:
- Comunicação interativa;
- Programa pré-requisitos;
- Princípios HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point/Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos);
- 7 princípios da Qualidade.
Segurança da Informação (NP ISO/IEC 27001:2013)
Com a criação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) na Europa, a segurança da informação passou a ser um ponto de maior relevância para as empresas. Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) é crucial para uma empresa proteger tanto os dados institucionais como os externos, um fator indispensável para o exercício da atividade empresarial.
Pilares da segurança da informação:
- Confidencialidade;
- Autenticidade;
- Integridade;
- Disponibilidade.
Conciliação entre a vida Profissional, Familiar e Pessoal (NP 4552:2022)
A norma portuguesa define os princípios, valores e requisitos que têm por objetivo conseguir um bom equilíbrio trabalho-vida e a satisfação dos atores impactados por políticas, práticas, objetivos e ações em matéria de conciliação.
Domínios da conciliação:
- Boas práticas laborais;
- Apoio profissional e desenvolvimento pessoal;
- Serviços e benefícios.
Benefícios de uma certificação
- Reconhecimento nacional e internacional (reputação e imagem);
- Credibilidade e confiança no mercado (entrada em novos mercados);
- Melhoria do desempenho organizacional (produtividade e competitividade);
- Redução de custos e minimização de ineficiências (eficácia e eficiência de processos);
- Aumento da motivação dos trabalhadores (cultura participativa e melhoria contínua).
Implemente o sistema de gestão adequado à sua empresa,